Por que devo fazer rodízio de pneus?

A primeira razão para fazer o rodízio de pneus é a segurança. Normalmente, os pneus dianteiros sofrem desgaste antes dos traseiros, por conta do maior esforço causado pela direção e tração do veículo. Realizando esse procedimento, a desigualdade no desgaste dos pneus passa a ser menor. A recomendação é que esse processo seja feito entre 5.000 km e 10.000 km rodados.

A segunda razão para fazer o rodízio é a economia, pois esse método aumenta a durabilidade dos pneus, mas depende do ponto vista, pois ao final do procedimento, quando os pneus estiverem completamente gastos, você precisará comprar os 4 pneus de uma vez, ou 5, caso escolha incluir o estepe.

- Como fazer o rodízio:

Se o seu carro tiver tração dianteira basta passar os pneus dianteiros para a parte traseira, mantendo os lados e passar os pneus traseiros para a dianteira cruzando, o esquerdo vai para a direita e vice-versa. Já nos carros com tração traseira ou 4x4, os pneus dianteiros passam para a traseira mantendo os lados e os traseiros passam para a frente cruzando.

Incluir ou não o estepe: A inclusão do estepe só pode ser feita nos modelos de carro em que o estepe é igual ao das outras rodas. Pode ser colocado atrás ou na frente, em qualquer um dos lados, mas de preferência no pneu que estiver menos gasto. O uso desse pneu estica a vida de todo o conjunto em 20%, porém ao final, você irá comprar 5 pneus e não 4. Lembrando que pneu também tem validade, o prazo máximo é de 5 a 6 anos.


Posts em destaque

arquivos

tags

Nenhum tag.

posts recentes